
Entretanto, descobri também o site "Olhares". Pode não ser o melhor nem é, de modo algum, o único com o intuito de divulgar esta arte. Mas foi aí que me aventurei a expor os meus primeiros “trabalhos” enquanto curiosa.


Quando refiro os sentimentos, confesso que os considero difícil de transmitir numa imagem. Principalmente porque não me sinto minimamente à vontade para fotografar pessoas: os retratos de pessoas, seja com expressões faciais seja com expressões corporais, serão, talvez, os grandes veículos para transmissão de sentimentos em fotografia. E os objectos inanimados ou imagens que não contenham componentes humanos podem ter interpretações diversas das que lhe damos quando fotografamos – há, na minha modesta opinião, um risco maior de não conseguirmos fazer passar a mensagem que está na nossa cabeça.

De entre os temas mais fáceis de retratar, ou melhor, de entre os elementos que contribuem mais objectivamente para transmitir uma determinada mensagem contida numa imagem, encontram-se as cores e as texturas. Porque dependem principalmente da visão. Um amigo fez-me ver que as texturas são acentuadas com o ângulo da luz: o início ou o final do dia proporcionam-nos as melhores condições para salientar alguns tipos de texturas. E (obviamente, quando não se trabalha a preto e branco) as cores e as suas combinações são essenciais para conseguirmos transmitir a nossa mensagem com a força que a imagem que captámos nos transmitiu a nós próprios.
Deixo aqui alguns exemplos do que tenho fotografado dentro deste âmbito.


O meu próximo objectivo é fotografar o vento. E vou-me debruçar também na pesquisa de como retratar sensações como o cheiro ou o sabor…
Sem comentários:
Enviar um comentário